O que fazemos

Qualidade

Qualidade de Software

A engenharia de software pode ser definida como um conjunto de princípios para desenvolvimento de um produto com alto nível de qualidade e confiança, que funcione de maneira eficiente. Para isso, a qualidade se torna o marco principal.

Através de uma revisão e diagnóstico sobre o processo de desenvolvimento e qualificação atual da empresa é possível:

Avaliar e auxiliar a empresa na implantação de melhoria contínua para a qualificação dos sistemas;

Propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais críticas;

Mapear os Problemas e deficiências;

Definir os Cenários de atuação;

Definir indicadores;

Entender e propor processos que melhor se adequem à realidade e particularidades de cada time.

 

Com uma análise detalhada e mapeamento dos principais ofensores, é possível definir importantes cenários de atuação, colocando-os numa prioridade para implantação. Dentre os principais cenários, estão:

Diminuição dos problemas de performance em produção;

Testes de regressão automatizados;

Entregas das sprints no prazo e com qualidade;

Diminuição do backlog de defeitos;

Redução de defeitos em produção;

Cobertura adequada de testes;

Adoção de SLA´s para correção dos defeitos.

Indicadores de Qualidade X Indicadores de Processo

Os indicadores de qualidade demonstram os níveis de cobertura da demanda considerando a quantidade de defeitos abertos na etapa de homologação, enquanto que os indicadores de processos demonstram a evolução do processo de qualificação.

Com a definição e padronização de indicadores os times garantem o acompanhamento e visibilidade necessários durante todo o projeto.

Abaixo, estão alguns dos indicadores que podem ser usados para medir e avaliar a qualidade do sistema e dos processos.

 

Independente da metodologia utilizada para o desenvolvimento de software os times precisam trabalhar para a Qualidade do Produto, fomentando práticas de Testes e Automação, criando um ambiente colaborativo que estimule a disseminação de informações, passagem do conhecimento e o reuso de conhecimento para obter vantagem competitiva através do domínio do negócio e dos processos.

Todos os envolvidos no projeto precisam ter acesso a base de informações. Assim, o aproveitamento das equipes será maximizado e os benefícios serão visíveis: