Qualidade de Software
A engenharia de software pode ser definida como um conjunto de princípios para desenvolvimento de um produto com alto nível de qualidade e confiança, que funcione de maneira eficiente. Para isso, a qualidade se torna o marco principal.
Através de uma revisão e diagnóstico sobre o processo de desenvolvimento e qualificação atual da empresa é possível:
• Avaliar e auxiliar a empresa na implantação de melhoria contínua para a qualificação dos sistemas;
• Propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais críticas;
• Mapear os Problemas e deficiências;
• Definir os Cenários de atuação;
• Definir indicadores;
• Entender e propor processos que melhor se adequem à realidade e particularidades de cada time.
Com uma análise detalhada e mapeamento dos principais ofensores, é possível definir importantes cenários de atuação, colocando-os numa prioridade para implantação. Dentre os principais cenários, estão:
• Diminuição dos problemas de performance em produção;
• Testes de regressão automatizados;
• Entregas das sprints no prazo e com qualidade;
• Diminuição do backlog de defeitos;
• Redução de defeitos em produção;
• Cobertura adequada de testes;
• Adoção de SLA´s para correção dos defeitos.
Indicadores de Qualidade X Indicadores de Processo
Os indicadores de qualidade demonstram os níveis de cobertura da demanda considerando a quantidade de defeitos abertos na etapa de homologação, enquanto que os indicadores de processos demonstram a evolução do processo de qualificação.
Com a definição e padronização de indicadores os times garantem o acompanhamento e visibilidade necessários durante todo o projeto.
Abaixo, estão alguns dos indicadores que podem ser usados para medir e avaliar a qualidade do sistema e dos processos.
Independente da metodologia utilizada para o desenvolvimento de software os times precisam trabalhar para a Qualidade do Produto, fomentando práticas de Testes e Automação, criando um ambiente colaborativo que estimule a disseminação de informações, passagem do conhecimento e o reuso de conhecimento para obter vantagem competitiva através do domínio do negócio e dos processos.
Todos os envolvidos no projeto precisam ter acesso a base de informações. Assim, o aproveitamento das equipes será maximizado e os benefícios serão visíveis: