DB Blog



#Inovação

#Notícias

HISTÓRIAS DBSERVANTES | Do diagnóstico de Alzheimer ao App Cuidador, uma história de cuidado que resultou na idealização do aplicativo.

Do diagnóstico de Alzheimer ao App Cuidador, uma história de cuidado que resultou na idealização do aplicativo.

 

Comecei a trabalhar na DB em dezembro de 2004, desde lá já se passaram muitos anos, e como era de se esperar, muitas histórias também, e a DB ao longo de sua história sempre se posicionou como uma empresa focada nas pessoas, mas essa cultura ficou mais evidente nos momentos difíceis, aqueles que provam a nossa resistência e unidade.

 

O ano era 2006, e a saúde do meu pai sempre foi frágil, me lembro como se fosse hoje, ele precisou passar por uma cirurgia de última hora no coração, algumas coisas não nos permitem escolher os momentos certos, e esse caso foi uma dessas situações. Eu tinha muitas responsabilidades e códigos para entregar no projeto que estava alocado, mas tive que sair no meio da noite e ir para o hospital acompanhar meu pai, só tive tempo de enviar um e-mail para o Eduardo Peres avisando da situação. Essa recordação é tão vívida que, apesar de ter passado muito tempo, lembro dos mínimos detalhes. No dia seguinte, por volta das 11h30min o Eduardo me retornou, logo pensei que fosse perguntar quando eu iria voltar, pois afinal de contas eu havia deixado muitas pendências no projeto, mas para a minha grata surpresa e felicidade ele perguntou como estava meu pai, disse que eu poderia ficar o tempo que fosse necessário e que se eu precisasse até de dinheiro, eu poderia contar com a DB.

 

Os momentos difíceis nos põem de joelhos e quando alguém tem compaixão para conosco, nosso olhar se expande e passamos a ter um sentimento de reciprocidade, correspondência e de amizade pura. Compaixão vem do latim “compassio” que significa entender a dor de outra pessoa e tudo aquilo que ela está passando, compartilhando, de certa forma, a dor do outro, buscando ajudá-lo na medida de suas forças. E naquele momento eu senti que a DB estava mais preocupada comigo como pessoa do que qualquer outra coisa.

 

E em 2015 tivemos o diagnosticado com Alzheimer e isso gerou uma série de reorganizações e adaptações na minha família. Em razão da doença, em 2020 meu pai acabou sofrendo uma queda fraturando o fêmur e devido ao seu histórico de saúde, ele não pôde fazer uma cirurgia de correção e passou a ficar acamado. Desde então passamos a contar com a ajuda de cuidadores e familiares revezando-se na atenção aos meus pais.

 

Em fevereiro do ano passado (2021) eu e minha esposa, também DBServante, Tatiane Frainer, nos mudamos para a casa dos meus pais e passamos a realizar os cuidados diários. Apesar de estarmos familiarizados com os cuidados, nunca os havíamos executado sozinho e rapidamente percebemos a necessidade de utilizar alguma ferramenta que nos auxiliasse, pois são muitas regras, horários, cuidados, conhecimentos empíricos etc. para tornar a vida de uma pessoa um pouco mais agradável e dentro dos padrões médicos necessários. Além disso, os meus irmãos também gostariam muito de poder acompanhar o que se passava com os meus pais. Foi então que saímos em busca de algum aplicativo que atendesse às nossas necessidades e depois de buscar muito, não conseguimos nenhum que entregasse o que precisávamos. Entretanto, não era uma opção desistir e tínhamos urgência para ter uma ferramenta de apoio. Nossa jornada era óbvia, iríamos construir o nosso próprio aplicativo (em paralelo com todas as outras atividades).

 

Então em 2021, nasceu o Cuidador, um app que atende as necessidades de um paciente real, que auxilia em sua rotina diária, permitindo o acompanhamento de todos os familiares em tempo real, independente da distância e cada funcionalidade tem um propósito vivido na prática, mas permite que algumas características sejam adaptadas a cada paciente, pois cada paciente é único. A necessidade nos levou a desenvolvê-lo, mas acredito que recebi a inspiração e apesar de ter que cobrar uma mensalidade de 10 reais para manter os dados na nuvem, não desejo um centavo de lucro e todo o valor será reaplicado em novas funcionalidades para o aplicativo. Nossa missão é melhorar a qualidade de vida de quem precisa de cuidados, permitir que os familiares acompanhem a rotina do paciente e dar uma poderosa ferramenta para orientar os cuidadores.

 

Hoje precisamos mostrar para as famílias que sim, existe uma ferramenta que os auxilie nessa jornada árdua e sem trégua, que seus familiares podem ser acompanhados, mesmo que remotamente, que é possível garantir que eles estão sendo bem cuidados, tomando as medicações nos horários certos e ter uma visão 360º sobre sua rotina diária de cuidados, tudo isso de forma muito simples, rápida e segura.

 

Tenho pela DB sentimentos de lealdade, honra e gratidão. Não desejo que ninguém passe por situações duras, mas se for seu caso e se você fizer parte da DB, estará amparado, porque aqui temos líderes que se importam com as pessoas, não apenas com projetos e resultados. Aqui no campo de batalha, na vida real, somos melhores juntos, cada um com suas diferenças cooperando para transformar nosso mundo em um lugar mais humanizado.

* * * *

Acreditamos que o trabalho da DB é desenvolver pessoas que impactam os negócios e a sociedade através da tecnologia e um olhar humanizado. Ficamos com o coração aquecido ao vermos a trajetória do Gláucio, com sua dedicação ao trabalho e paixão à família gerando impacto social.  Muito obrigado Gláucio, nossa cultura e nossos valores saem fortalecidos com teu depoimento.

Eduardo Meira Peres.

Publicado por Glaucio da Costa


< Voltar