DB Blog



#Inovação

#Tecnologia

DBLab Startup Studio — Nosso Programa de criação e desenvolvimento de novos negócios

Você já ouviu falar de inovação aberta? Ela pode ser descrita como o processo de inovação em
que várias organizações trabalham em conjunto na criação de soluções diferenciadas que gerem benefícios mútuos. A inovação aberta tem sido adotada com sucesso para alcançar diferentes resultados, como para criar um novo produto, prover melhores serviços, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado.

DBLab Startup Studio, nosso programa de criação, desenvolvimento e novos negócios, nasce com esses pilares. Ele faz parte da unidade de inovação da DB, o DBLab, que é responsável pela concepção e implementação de experimentos digitais. O DBLab tem uma equipe multidisciplinar com conhecimento e experiência em diferentes tecnologias, arquiteturas e abordagens metodológicas que nos permitem atender de forma flexível e articulada às diferentes demandas de inovação do mercado e de nossos clientes.

Experiência em Realidade mista, IoT, Ciências de Dados, Blockchain, computação em nuvem, arquitetura de software e por aí vai… permite que a gente coloque todos esses mananciais de conhecimento a serviço da criação de novos negócios ou do desenvolvimento de novas startups.

O que nos motivou a criar o DBLab Startup Studio?
Nós começamos a ser procurados por Startups em busca de auxílio para implementar suas soluções tecnológicas, mas nosso modelo de negócio tradicional se mostrou inacessível para estes empreendedores. Sabemos que a baixa capacidade em investimento e tecnologia é a realidade das Startups, que acabam, muitas vezes, por optar por formas e alternativas de menor custo para tentar encontrar soluções tecnológicas. Infelizmente, a maioria destas iniciativas trazem mais problemas do que soluções, como falhas em implementações técnicas executadas por equipes sem o conhecimento necessário, contrato de tecnologia não cumprido pelos fornecedores, necessidade de um envolvimento excessivo do empreendedor nas questões tecnológicas. Também observamos situações em que muitas startups nem nascem por que muitos empreendedores não compreendem e não conhecem com profundidade a tecnologia que efetivamente poderia resolver o problema alvo.

No que acreditamos?
Usamos como referência a inovação aberta, que é uma das crenças da DB onde nós queremos que o nosso conhecimento seja acessível ao mercado e as nossas parcerias e que o conhecimento externo seja acessível a todos nós.

E assim nasce esse programa que visa criar e desenvolver startups e novos negócios com a equipe do DBLab sendo responsável por essa dimensão tecnológica, com isso nós liberamos os empreendedores para focarem em outras dimensões do negócio.

A primeira startup a participar do programa DBLAB Startup Studio foi a RIAT – Rede Internacional de Acompanhamento Terapêutico, o ano era 2020 e a Startup estava presente no Brasil e Argentina. Através deste programa a DB assumiu a gestão técnica da RIAT e desenvolveu a plataforma tecnológica para sustentação e crescimento dos negócios. Hoje a rede conta com mais de 300 profissionais que atendem instituições e famílias, totalizando 100 mil horas de atendimento. Nossos próximos passos estão concentrados em escalar e triplicar o número de atendimentos e assim contribuir para mais acompanhamento terapêuticos especializados.

Quer saber mais sobre inovação aberta? Deixa suas palminhas pra gente entender que você gostou do conteúdo!

Publicado por DB


< Voltar