Cases

Cliente: Ticket Log

Plataforma Sou Log+

A Sou Log+ é a plataforma de gerenciamento das despesas de abastecimento pelo gestor de frotas. Através dela, é feito o cadastro da frota de veículos e dos condutores, gestão operacional (distribuição de saldo aos cartões, controle de desvios de política e consultas financeiras) e análise dos KPIs.

O objetivo do projeto era operacionalizar a migração tecnológica do portal Sou Log+ em médio e longo prazo, dentro do modelo de estrangulamento, que permita a substituição gradual do sistema legado. Também precisávamos revitalizar a plataforma, buscando atualizá-la com as novas plataformas tecnológicas, tornando-a moderna, leve, escalável e com uma interface intuitiva, segmentada por perfil de cliente.

Principais tecnologias/metodologias utilizadas

METODOLOGIAS

SCRUM + Kanban
Cadência de Sprint de 2 semanas

TECNOLOGIAS

•Back-end:
Java
Springboot
Spring Webflux
Springdoc
Swagger-ui
Spring Data Mongo Reactive
Spring Security

•Front-end:
Angular
HTML
CSS
SASS

• Infraestrutura:
Azure Container Registry
Azure Devops
Azure Pipelines
Azure Application Manager
Azure Service Bus
Azure Kubernetes Service

Desafios

• Estratégia de Migração: Construção da home na nova arquitetura (Azure) contemplando tanto as funcionalidades migradas quanto as funcionalidades ainda não migradas. Foi criada uma camada intermediária para o entendimento do legado, informando a origem (SouLog+ ou Legado);
• Alterações no sistema legado;
• Sou Log+ totalmente acessível para deficientes visuais;
• Adaptação do cliente em relação a metodologia;
• Multilíngue e Multimoeda;
• Ambiente único de homologação do Legado, sedo compartilhado com outros projetos;
• Compartilhamento de serviços com o APP;
• Testes E2E em função dos limites atribuídos a DB.

Ganhos e melhorias

Design Thinking como base da nova identidade visual e experiência do usuário, com várias etapas de validação com os clientes;
Comunicação efetiva entre todas as áreas;
Transparência e confiança entre DB e Ticket Log;
Contrato Time Material;
Gestão de Riscos;
QA de acessibilidade realizada por deficiente visual;
Azure DevOps;
• Rastreabilidade bidirecional;
• Integração contínua;
• Release notes;
• Peer Review;
• Gestão do Projeto: acompanhamento: Epicos, features, USs, Tasks, Bugs e Backlog.


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Publicado em:

19/01/2022