DB Blog



#diversidade

#Inovação

#Notícias

DB participa da maratona de inovação que reúne 7 Escolas da PUCRS

Neste último sábado (10 de setembro) a DB marcou presença na Maratona de Inovação da PUCRS 2022. O evento tem como objetivo unir os estudantes das 7 escolas da PUCRS em grupos interdisciplinares para que, através da diversidade desses times, possam pensar em soluções inovadoras para grandes desafios da sociedade. Este ano, como temática, a Maratona abordou “Inclusão e pertencimento para todos/as”, dividindo o tema nas seguintes verticais: 

 

Cidadania: Inclusão social, geográfica e econômica;

Representatividade: diversidades e pluralidades;

Bem-estar: integridade física, mental, social e espiritual.

 

Como sugestão de desafio para as verticais de cidadania e representatividade, através de uma dinâmica aplicada no Grupo de Diversidade da DB, surgiram os seguintes tópicos:

 

1 – Como podemos facilitar o acesso às informações do processo de retificação de nome para pessoas TRANS?

2 – Como podemos facilitar o acesso das pessoas cadeirantes que usam o transporte público, ao Campus da PUCRS e TecnoPUCRS?

3 –  Como podemos aumentar a representatividade de mulheres, pessoas Trans e pessoas negras nos espaços acadêmicos e de tecnologia?

4 –  Como podemos disseminar o conhecimento sobre representatividade de gênero, raça e etnia nas comunidades da PUCRS e TecnoPUCRS?

 

Nesta edição, participaram como pessoas mentoras DBServantes Sabrina Santos da Silva (DBLAB) e Thomas Ramos Paulim (Cultura D&I). Instruídos através da metodologia planejada pelo IDEAR, laboratório de inovação da PUCRS — espaço que une as diferentes áreas do conhecimento para inovar. Através de um canvas do time, os estudantes puderam estruturar sua proposta de inovação, cada grupo dentro de sua vertical. Os grupos foram orientados a utilizar a metodologia “Como podemos?” — em inglês, “How might we?” — para que pudessem enquadrar o desafio proposto em um contexto claro, mas ainda com opções em aberto para novas soluções! 

Denize, Sabrina e Thomas aguardando a maratona de inovação da PUCRS

Durante o evento as pessoas mentoras puderam interagir com as mais diversas áreas do conhecimento, com estudantes das escolas de Saúde, Direito, Jornalismo, Negócios, Design, Pedagogia e demais cursos existentes no ecossistema PUCRS, nas três vertentes propostas pela Maratona de Inovação deste ano, orientando as pessoas estudantes, encaminhando perguntas e reflexões acerca de questões técnicas, culturais e de inclusão. Os trabalhos, por fim, se focaram em buscar soluções para facilitação de acesso à saúde e educação de grupos minorizados e de áreas periféricas.

 

Pôde-se perceber a importância da troca de experiências entre as mais distintas pessoas, cuja diversidade pôde fomentar um ambiente inclusivo de inovação. Suas realidades puderam se chocar, se encontrar, se construir, juntas. Vem à tona a imensa relevância da transversalidade presente na Maratona, cuja seriedade e valor possibilitam a busca de soluções pertinentes para grandes problemas sociais, afinal de contas, um ambiente mais diverso propicia aumento na criatividade, consequentemente gerando muito mais ideias inovadoras!

 

Eventos como a Maratona de Inovação da PUCRS são importantíssimos para gerar mais engajamento entre não somente as pessoas do ecossistema PUC, mas também, construir um trabalho com a comunidade ao redor, expandindo o conhecimento para além de nossas portas.

Publicado por Sabrina Santos e Thomas Ramos


< Voltar